Jardim com Cica – O que é, Cuidados Necessários e Ideias!

Um Jardim com Cica deixa qualquer casa ainda mais sofisticado. Essa palmeira é uma das mais bonitas que podemos utilizar em nossas casas.

Isso porque ela já possui função ornamental. Dessa forma, é feita pra decorar. Suas opções de decoração são muito variadas. Trata-se de uma planta versátil, que combina com diversas outras e outros itens decorativos de paisagismo.

Mas, ela é feita pra jardins abertos. Ou seja, com poucas plantas juntas. Um jardim com muita informação pode acabar ficando feio. Portanto, utilize poucas plantas, mas escolha as melhores pro seu.

Quer conhecer mais sobre como organizar um Jardim com Cica e como combinar outros elementos com essa linda planta? Então nos acompanhe até o final do conteúdo e deixe um comentário caso possuir alguma dúvida. Dessa forma, poderemos lhe ajudar!

Sem maiores delongas, vamos lá. Leia conosco!

O que é a Cica?

Para sabermos montar um jardim com cica, é interessante que antes a gente conheça a planta. Dessa forma, saberemos como cuidá-la e tratá-la.

Em resumo, trata-se de uma planta ornamental. Assim, é utilizada principalmente em jardins que não querem trazer volume ao espaço que possuem, mas beleza acima de tudo.

Então, é comum que vejamos sempre a cica sozinha no jardim, com poucas plantas acompanhando a mesma. Aqui no Brasil, ela também é conhecida como sagu-de-jardim.

Mas, a sua origem é oriental. Ela é nativa de Fujian, na China, e de Kyushu e Ilhas Ryukyu, no Japão.

O que é a Cica?
O que é a Cica?
O que é a Cica?
O que é a Cica?

Cica não é Medicinal

Muitas pessoas ainda se perguntam se a cica é medicinal. A resposta é não. Essa linda palmeira ainda é utilizada por muitas pessoas na medicina popular.

Mas, essa prática deve ser evitada ao máximo. Isso porque ela pode ser tóxica se for ingerida. Portanto, os resultados de ingerir cica podem ser desastrosos.

Elas devem ser utilizadas somente no jardim. Tome bastante cuidado!

Cica não é Medicinal Cica não é Medicinal Cica não é Medicinal Cica não é Medicinal

Folhas de Cica Amareladas

E por que as folhas da cica ficam amareladas? Eventualmente, as plantas podem ter suas folhas trocando de cor, de verde pra amarelo.

Isso também acontece no jardim com cica. Isso significa que a planta está doente, ou seja, está recebendo pouca clorofila em suas folhas.

Assim, não consegue transformar a energia da fotossíntese em alimento. É necessário cuidar de sua planta caso isso estiver acontecendo.

Então, recomendamos que utilize adubo animal, faça a rotação da planta pra que suas raízes possam se reorganizar. Outra dica é usar repelente orgânico, vendido em agropecuárias.

O essencial é fazer isso logo no início, pra que possa haver reversão do caso.

Folhas de Cica Amareladas Folhas de Cica Amareladas Folhas de Cica Amareladas Folhas de Cica Amareladas

Modelos de Jardim com Cica

Agora que você já leu diversas dicas e características sobre a cica, está na hora de se inspirar. Trouxemos algumas combinações que casam bem demais com a cica em seu jardim.

Leia conosco e escolha aquele que mais lhe agradar.

Veja:

Jardim com Cica e Buxinho

Aqui em nosso blog já trouxemos diversas ideias e buxinho pro seu jardim. O buxinho já ganhou até publicação exclusiva.

E nessa publicação a palmeira cica também é citada. Podemos fazer e criar diversas formas diferentes de combinação.

Uma ideia interessante, é colocamos diversos buxinhos ao redor da cica. Dessa forma, cria-se uma imagem ornamental muito linda.

Peça a um paisagista profissional que lhe ajude nesse projeto.

Jardim com Cica e Buxinho Jardim com Cica e Buxinho Jardim com Cica e Buxinho Jardim com Cica e Buxinho

Cica e Pedras

Outra combinação que esbanja elegância, é a cica com pedras. Isso porque diversas casas modernas estão utilizando as pedrinhas.

Mas não é brita, são pedrinhas brancas. Dessa forma, podemos criar diversas formas diferentes pra entrada de nossas casas.

Geralmente, são utilizadas como caminho de entrada pra porta de casa. Mas, outras várias opções também são possíveis.

Um exemplo disso é quando utilizamos as pedrinhas em volta da cica, criando um lindo jardim decorado. A função ornamental da planta aumenta ainda mais, devido a utilizarmos as pedras.

Portanto, experimente fazer um desse tipo na sua casa.

Veja algumas imagens:

Cica e Pedras Cica e Pedras Cica e Pedras

Bromélias

As bromélias também são plantas ornamentais. Portanto, combinam demais com a cica. A diferença é que ela é um pouco maior que o buxinho, assim ocupam mais espaço.

Geralmente, podemos colocar 4 ou 5 por perto da cica. Algumas pessoas que são amantes das bromélias utilizam mais.

O importante é que elas estejam por perto da cica, criando um efeito visual interessante. Vale ressaltar que assim como as cicas, essas lindas plantas também amarelam muito facilmente.

Portanto, tenha cuidado quando for colocá-la na terra. Caso não se você quem irá plantar, busque por um paisagista experiente e que faça um bom trabalha.

Assim você preserva bastante as suas plantas, pra que durem bastante.

Veja alguns exemplos:

Bromélias Bromélias Bromélias

E então, o que achou das dicas e ideias que trouxemos pra montar o seu jardim com cica? Já possui alguma em sua casa?

As folhas estão amareladas e você buscava por dicas sobre de que maneira agir? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo. Até a próxima!